História em Resumo

História em Resumo
História em Resumo

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Filme - Uma Vida Iluminada

Olá Pessoal

Aqui vai mais uma das minhas dicas. Dessa vez vai uma dica de filme que muito me emocionou como poucos e me remete muitas lembranças. Assisti pela primeira vez esse filme na universidade, em uma aula de sábado com muito sono e pouca vontade de assitir um filme. O filme foi me acordando e me envolvendo com sua história. Assista vale muito a pena.



Uma Vida Iluminada
(Everything Is Illuminated)
Direção: Liev Schreiber
Duração: 100 minutos
Ano de produção: 2005
Gênero: Drama

"A história do colecionador judeu Jonathan (ou “Jonfen”, assista o filme pra entender) é mostrada a partir de um road movie que revela, além do passado do protagonista, contundentes informações a respeito das pessoas que o acompanham nessa jornada de busca de seu passado.
E é esse o fio condutor do enredo, mas isso não surge tão evidente logo de início.

Com uma edição rápida, diálogos envolventes e divertidos, o diretor Schreiber apresenta os exóticos personagens, e antes que se perceba, já é impossível atribuir ao filme o rótulo de “drama”.

Aos poucos, Schreiber deixa claro o artifício empregado.
A construção narrativa muda gradativamente e logo a carga dramática está presente, remexendo nas lembranças de quem viu a guerra devastar vidas.
Por meio do uso freqüente de metáforas, o roteiro é um espetáculo de possibilidades que o diretor não hesita em compartilhar com o público, não apenas através da atuação do ótimo elenco, mas também com o auxílio da deslumbrante direção de fotografia de Matthew Libatique, que apresenta de maneira esplêndida a bela paisagem da Ucrânia pela qual viajam os personagens.


Mais do que uma tour de redescoberta do passado, “Uma Vida Iluminada” é uma história de reconstrução.
Afinal, a memória, mais do que uma coleção de eventos selecionados que optamos por lembrar de vez em quando, é mostrada como uma forma de perpetuar a existência, um recurso para burlar a morte e o tempo.
No fim das contas, o filme fala sobre o que tentamos esquecer, sobre o que preferimos não lembrar que a humanidade cometeu, e de nossa responsabilidade na tarefa de manter o passado vivo para que velhos erros não se repitam."
(fonte: http://ibaldomarcel.blogspot.com/2010/04/uma-vida-iluminada-2005.html)

3 comentários:


  1. Um agradecimento a profª Lilian que nos apresentou essa joia, sou suspeita a falar desse filme ...toda vez que eu assisto me emociono...talvez sejam os campos de girassol!!!
    beijos
    Viviane

    ResponderExcluir
  2. o resgate da memoria é um ponto bem explorado no filme,pois apesar de temos uma mente espetacular nossa memoria é falha e, muitas vezes, resgatamos lembranças e o passado a muito enterrado em simples objetos.

    ResponderExcluir
  3. Vivi na pele a experiencia relatada no filme. Comecei a ter interesse por genealogia em 2007, e iniciei pesquisas, que me levaram a regiao onde o filme foi rodado, Ucrania, muitos dias em Odessa, e no interior de Belgorod Dnestrovski, pois atravez de uma carta escrita em 1991,por um primo, Tito Camnev, brasileiro que imigrou do Brasil com os pais e irmãos para região de Odessa, em 1956 e nunca mais voltaram a terra natal, Brasil, apenas escrevia cartas narrando como era o socialismo, foi militar , estas cartas, despertaram meu interesse em conhece-lo, julho de 2013, sonho realizado, uns 20 dias na Ucrania, grande parte do filme, vivi ao vivo, os campos ferteis, os girassóis, viagem em carro, com ucraniano, se entendermos bem o idioma. Foi uma experiencia incrivel, e assim como a historia do filme vem de um livro, a historia por mim buscada, também foi para um livro. ¨Da Russia para o Brasil, a saga de Pedro e Ana Bachinski¨, foi lançado em novembro de 2017. Sonho imensamente abençoado por Deus.

    ResponderExcluir